Sinônimo: Ácido Ortofosfórico; Ácido Fosfórico Alimentício, Hidrogeno Fosfato.
Grupo químico: Ácido inorgânico
Aplicações
Em alimentos como acidulante (H.III.), é utilizado principalmente como acidulante em refrigerantes de cola, diminuindo seu pH e realçando o seu paladar. É utilizado também em balas, doces em massa, geléias artificiais, produtos de frutas, refrescos, refrigerantes e xaropes. Como antioxidante (sinergista) em emulsão à base de óleos cítricos, gorduras e margarinas.
Nutriente, acidulante ou agente tampão nas operações microbiológicas, tais como na produção de antibióticos;
Fermentos biológicos, glutamato monossódico.
Alimentação animal;
Indústria de fertilizantes;
Metalurgia (principalmente no ferro e alumínio): como agente de limpeza na remoção de ferrugem e prevenção de ferrugens; para tratamento de metais antes da aplicação de pintura; no polimento de metais; em processos de gravação (tipo circuito impresso); no banho de polimento químico do alumínio, antes da anodização.
Indústria têxtil: como agente retardante da combustão em tecidos celulósicos.
Indústria química: como agente coagulante na borracha látex; na fabricação de detergentes; na fabricação de outros sais fosfáticos e polifosfatos; como catalisador ácido na fabricação de etileno; como agente purificador na água oxigenada (peróxido de hidrogênio).
Indústria de plásticos: como agente retardante da combustão.
Indústria de refratários: como ligante em refratários de alumina, zirconita e carbono.
Tratamento de águas para a indústria: no “amolecimento” das águas de caldeiras de alta pressão; como agente de limpeza na desincrustação de caldeira.
Outras aplicações: refino do açúcar; manufatura de gelatina; agente acidulante e sequestrante