Molde tipo bloco uma parte

1. Prepare o original.

2. Prepare uma caixa de madeira, plástico ou metal assegurando uma distância de 1cm do ponto mais alto do original ao topo da caixa.

3. Fixe o original sobre a base da caixa de moldagem com massa tipo plastelina. Para uma fixação mais segura, fure a base e utilize um parafuso.

4. Monte a caixa de moldagem ao redor do original. Vede as extremidades da caixa também com massa tipo plastelina. Isto evitará o vazamento da borracha de silicone ainda na forma líquida. Se desejar produzir peças com superfície lisa e com brilho, assegure-se que o original esteja bem polido.

5. Prepare a borracha de silicone e verta-a sobre o original na caixa, mantendo o recipiente o mais próximo possível da caixa. Verta o silicone lentamente para permitir que o mesmo preencha todos os detalhes e se nivele. Continue vertendo até que o material atinja o nível de 1 cm acima do ponto mais alto do original.

6. Deixe curar por 24 horas à temperatura ambiente.

7. Remova a selagem das laterais da caixa e desmonte-a para extrair o molde.

8. Separe o molde do original. O molde estará pronto para reprodução.

 

Molde tipo bloco duas partes

1. Prepare o original.

2. Prepare uma caixa de madeira, metal ou plástico com laterais, fundo e tampa, assegurando uma distância mínima de 1cm ao redor do original.

3. Vede as extremidades da caixa com massa de modelar tipo plastelina.

4. Envolva com folha de alumínio ou película plástica a superfície do original que estará em contato com a massa de modelar. Coloque o original na caixa, com a massa de modelar até o limite desejado de cobertura do original.

5. Coloque pinos de alinhamento na massa de modelar.

6. Prepare a borracha de silicone e verta-a sobre o original na caixa, mantendo o recipiente o mais baixo possível. Verta o silicone lentamente para permitir que o mesmo preencha todas as cavidades e se nivele. Continue a verter até que o nível do líquido atinja pelo menos 1cm acima do ponto mais alto do original.

7. Deixe curar por 24 horas a temperatura ambiente.

8. Inverta a caixa e desmonte-a. Remova a vedação das extremidades, a folha de alumínio ou película de plástico, assim como os pinos de alinhamento.

9. Monte novamente a caixa, passando um desmoldante na camada exposta da borracha de silicone.

10. Mantendo o recipiente o mais próximo possível da caixa, verta a borracha de silicone. Verta lentamente para garantir que o material preencha todas as cavidades e se nivele. Continue vertendo até que o nível do líquido atinja 1 cm acima do ponto mais alto do original.

11. Deixe curar por 24 horas a temperatura ambiente.

12. Desmonte a caixa e separe os dois lados do molde do original.

13. Para terminar a preparação do molde, faça dois ou mais furos na parede superior do mesmo.
O material de fundição será vertido no molde através de um dos furos e o ar irá sair através do(s) outro(s).

 

Molde tipo luva uma parte

1. Prepare o original

2. Prepare uma caixa de madeira, plástico ou metal, assegurando-se de que haja uma distância mínima de 1cm ao redor do original

3. Coloque uma tira de massa de modelar tipo plastelina na base do original. Pressione o original firmemente sobre a superfície da caixa de modelagem. Remova todo o excesso de massa. Marque a posição do original na base da caixa.

4. Cubra o original com uma folha de alumínio ou uma película plástica. Em seguida, aplique uma camada de massa de modelar tipo plastelina sobre o original coberto.

5. Monte a caixa de moldagem ao redor do original. Verta um material se suporte como gesso, poliuretano, resina, etc., dentro da caixa até preenche-la totalmente. Deixe o material secar até que esteja totalmente endurecido. Este é o chamado molde-mãe ou matriz.

6. Desmonte a caixa. Levante a matriz e faça um furo de enchimento e vários furos de saída de ar na mesma. Remova a folha de enchimento ou a película plástica do original.

7. Coloque a matriz e a caixa de moldagem de volta na posição sobre o original. Verta a borracha de silicone lentamente através do furo de enchimento da matriz. Continue vertendo até que a borracha de silicone suba através das saídas de ar.

8. Deixe curar por 24 horas à temperatura ambiente.

9. Desmonte a caixa, remova a matriz e retire a camada de borracha de silicone da superfície do original.

 


Molde tipo luva duas partes

1. Prepare o original.

2. Prepare uma caixa de madeira, metal ou plástico com base, laterais e tampa, assegurando uma distância mínima de 1cm ao redor do original.

3. Envolva o original com folha de alumínio ou película plástica. Preencha a caixa com argila pré-amaciada. Colque o original no interior da caixa, até o nível previamente desejado.

4. Cubra a parte exposta do original com uma camada de 3mm de plastelina. Coloque pinos de alinhamento na argila.

5. Despeje o material de suporte sobre o original dentro da caixa até que o mesmo esteja totalmente coberto. Espere até que o material esteja completamente endurecido.

6. Desmonte a caixa. Suspenda a matriz e faça furos de preenchimento e de saída de ar na mesma. Descarte a camada de plastelina. retire a folha de alumínio ou a película plástica da parte exposta do original.

7. Recoloque a matriz na caixa na posição sobre o original. Prepare a borracha de silicine e verta-a através do furo de alimentação da matriz. Continue vertendo até que a borracha líquida saia através dos furos de saída de ar.

8. Deixe curar por 24 horas à temperatura ambiente.

9. Inverta a posição da caixa e desmonte-a. Remova-a e descarte a camada de argila, assim como os pinos de alinhamento.

10. Monte novamente a caixa e aplique um desmoldante em seu interior. Cubra a metade visível do original com uma camada de 3mm de plastelina.

11. Verta o material de suporte sobre o original dentro da caixa, até que o mesmo esteja completamente coberto. Mantenha o molde desta forma até que o material esteja completamente endurecido.

12. Desmonte a caixa. Suspenda a matriz e faça um furo de alimentação e vários furos de saída de ar na mesma. Descarte a camada de plastelina e a folha de alumínio ou película plástica.

13. Coloque a matriz caixa de volta a sua posição inicial, sobre o original. Prepare a borracha de silicone e verta-a lentemente através do furo de alimentação da matriz. Continue a verter até que a borracha líquida saia através dos furos de saída de ar.

14. Deixe curar por 24 horas à temperatura ambiente.

15. Desmonte a caixa e retire o original do interior da matriz.

16. Para preparar a matriz para fundição de peças, faça dois ou mais furos na mesma. O material de fundição será vertido através de um deles e o ar sairá pelo(s) outro(s).

 


Molde tipo película

1. Prepare o original.

2. Aplique no original uma fina camada de mistura de borracha de silicone e respectivo catalizador. Esta camada deverá ser aplicada por pincel e, para assegurar um revestimento sem falhas, a mistura deve ser de-aerada antes do uso. Se aparecerem bolhas de ar durante a aplicação, elimine-as com leve jato de ar ou manualmente. Deixe curar à temperatura ambiente até que a superfície esteja levemente pegajosa.

3. Prepare a mistura do material tixotrópico seguindo as instruções do fabricante/fornecedor que acompanham o produto.


4. Utilizando um pincel ou uma espátula cubra o revestimento inicial de borracha de silicone com uma camada de material tixotrópico de 6mm a 10mm. Se o original for grande, aconselha-se a preparação do material tixotrópico em quantidades separadas aplicando-as a cada secção do original de cada vez.

5. Deixe curar por 24 horas à temperatura ambiente. Coloque um suporte no molde de película usando um contra molde de gesso ou de espuma de poliuretano.

6. Remova cuidadosamente o contra molde e coloque-o sobre uma superfície horizontal.

7. Retire a camada de borracha da superfície do original.

8. Coloque novamente o molde de borracha de silicone no contra molde.