O hipoclorito de sódio é o desinfetante mais amplamente utilizado é o componente ativo dos desinfetantes domésticos como a água sanitária.
 
Apresenta ação rápida e baixo custo. É um alvejante usado no clareamento de roupas (água de lavadeira). É usado no tratamento de piscinas. Sendo agente anti-séptico, é usado na limpeza de casas, hospitais, etc. É uma importante arma doméstica contra os microrganismos. Em quantidades apropriadas é utilizado na desinfecção da água potável. Em pequenas quantidades pode ser adicionado à água para lavagem de vegetais.

Com 1 litro de hipoclorito de sódio você faz 4 litros de água sanitária.

Ação do Hipoclorito de Sódio

100 ppm (0,01 %) elimina fungos em menos de 1 hora;  
200 ppm (0,02 %) elimina 25 tipos diferentes de vírus em menos de 10 minutos;  

O hipoclorito de sódio é utilizado na desinfecção de água e de superfícies. Possui ação germicida, virucida e desodorizante. É relativamente pouco irritante e pouco tóxico quando comparado com produtos contendo fenol ou formol, e é de baixo custo. Apresenta como desvantagem o odor forte e característico, a ação descolorante e ação corrosiva sobre mentais.  

O hipoclorito de sódio é bastante instável e inativado na presença de matéria orgânica, para o uso na desinfecção é preciso proceder à remoção física dos detritos ou fluídos orgânicos (carga orgânica), antes de passar o hipoclorito de sódio nas superfícies ou imergir o material na solução desinfetante.

Dicas de uso para hipoclorito de sódio

Para branquear roupas, toalhas e panos: Coloque 50ml de hipoclorito de sódio em cada 20 litros de água. Deixe a roupa de molho nessa solução por 30 minutos. Então, inicie a lavagem no tanque ou máquina.

Para eliminar manchas de roupas, toalhas e panos: Coloque 50ml de hipoclorito de sódio em 10 litros de água. Deixe a roupa inteira molhada nesta solução durante 5 a 15 minutos depois enxágüe.

Bolor em tecidos brancos ou claros: O bolor depois de estabelecido é muito difícil de retirar sem deixar vestígios. As roupas de algodão ou linho (brancos), deverão ser mergulhados numa mistura de 50 ml de hipoclorito de sódio para 1 litro de água (adicionar 20g de açúcar para fixar cores). Deixe a peça de molho por 5 a 10 minutos e observe, deixe por mais tempo se necessário. Lavar em seguida e enxaguar bem. Para manchas menores pode ser usado menos hipoclorito e deixar menos tempo.

Atenção: O hipoclorito de sódio é um agente forte e corrosivo, quanto mais diluído, menos agride a peça. Esta dica é para quando outras tentativas falharam, use com cautela.

Azulejos, pisos e revestimentos cerâmicos: Para fazer a desinfecção e remoção de manchas. Coloque 50ml de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Aplique a solução e deixe por 10 minutos, depois esfregue usando a mesma solução e enxágüe com água limpa.

Banheiros, banheiras, lavabos, pias e ralos: É recomendável despejar freqüentemente um pouco da solução preparada com 1 parte de hipoclorito de sódio para 5 partes de água, deixar agir por 15 minutos.
 
Limpeza de ladrilhos: Para limpar entre os ladrilhos usa-se uma velha escova de dente molhada em numa mistura de 1 parte de hipoclorito de sódio e 5 partes de água.  

Parede mofada: Para eliminar o mofo numa parede basta lavar muito bem a área mofada com uma mistura de 1 parte de hipoclorito de sódio e 5 partes de água, depois enxaguar com um pano úmido em água limpa e deixar secar. Espere algumas semanas se o mofo retornar, repita a operação.

Tijolos aparentes: Se você tem em sua casa tijolos aparentes que através dos anos ficaram sujos e cheios de limo, saiba que pode limpa-los com uma mistura de 1 partes de hipoclorito de sódio e 9 partes de água, e uma boa vassoura de piaçava. Molhe a vassoura e esfregue bem a área em questão, enxágüe com água limpa e deixe secar.

Lixeiras de plástico: Lavar semanalmente, encha a lixeira com a solução preparada com 50 ml de hipoclorito de sódio para cada 2 litros de água, deixe por 10 minutos, depois mexa a solução e descarte. NÃO usar em recipientes metálicos.

Canis e viveiros: Coloque 50ml de hipoclorito de sódio em 10 litros de água. Deixe agir por 10 minutos e enxágüe em seguida.

Limpeza de frutas e legumes não cozidos: Lave as frutas, legumes e verduras em água limpa, retirando a sujeira. Mergulhe por 30 minutos em uma solução de uma colher (chá) de hipoclorito de sódio para cada litro de água limpa, em vasilhame não metálico, lavar novamente com água limpa e guardar os alimentos limpos em local adequado.

Utensílios de cozinha: Utensílios de plástico (bacias, tábuas de carne, etc...) Limpe os utensílios com uma solução de 50ml de hipoclorito de sódio para cada 2 litros de água, deixe por 10 minutos, depois enxágüe com bastante água. Esta solução também pode ser usada para eliminar odores de panelas e pratos. Nunca deixe utensílios metálicos de molho.
Para prevenção de mosquito da dengue: Coloque uma colher (sopa) em cada 10 litros de água e despeje nos locais que reservam água parada.

Quando trabalhamos com hipoclorito de sódio (ou água sanitária), mesmo utilizando luvas, após o uso do produto fica impregnado um odor forte nas mãos. Para remover proceda da seguinte forma:

- Logo após o uso da água sanitária (ou hipoclorito de sódio), imergir as mãos numa bacia contendo vinagre;

- Após a imersão p/ retirar o odor do vinagre, lave as mãos em água corrente com sabonete de sua preferência.

Tratamento da água para consumo

Água de caixa: Usar 1 copinho de cafezinho (45mL) de hipoclorito de sódio para 2.000 litros de água; Misturar e deixar agir por 30 minutos antes de consumir a água.  

Água para beber: Uma gota de hipoclorito de sódio para cada 2 litros de água limpa, mexer e esperar 30 minutos, antes de consumir. Não usar vasilhame metálico.

Água de poço: Utilize de 20mL a 30mL de hipoclorito de sódio para cada 1.000 litros de água, repetir a operação de 15 em 15 dias.

Orientação para desinfecção de caixas de água

Material necessário: Esponja, escova plástica, vassoura plástica, panos, balde, hipoclorito de sódio, mangueira com água e regador.

- Elimine totalmente a água do reservatório;

- Tampe as saídas para que os resíduos não escoem pelos canos;

- Diluir 50 ml de hipoclorito de sódio 12% em 20 litros de água e colocar no regador;

- Escoar a solução de hipoclorito de sódio diluído pelas paredes da caixa com auxílio do regador;

- Deixar em contato por 15 minutos;

- Proceder à remoção mecânica dos detritos acumulados nas paredes e no fundo do reservatório, escovando toda a parede interna da caixa com auxílio de uma escova (de cima para baixo). Atenção: para caixas construídas em amianto não usar escova, usar apenas uma esponja, pois a escovação mecânica poderá gerar resíduos de amianto que são tóxicos;

- Enxaguar bem a caixa d'água com água corrente (de cima para baixo);

- Esgotar toda água da caixa;

- Repetir 2 vezes a operação de enxágüe e esgotamento total;

- Deixar encher a caixa d'água;

- Adicionar 250 ml de hipoclorito de sódio para cada 1.000 L de água;

- Deixar em contato durante 2 horas;

- Esvaziar novamente o reservatório;

- Fazer novo enxágüe com água tratada e esgotar toda água d’caixa ;

- Encha-a e está pronto para o uso;

- Inspecionar as saídas do ladrão e do suspiro;

- Verificar a conservação interna das paredes da caixa d’água;

- Para terminar coloque a tampa.

Atenção: Nunca utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa. Use apenas hipoclorito de sódio ou água sanitária.

Orientação para desinfecção de caixas de água de difícil acesso

Para fazer a limpeza numa caixa d’água de difícil acesso  pode-se agir da seguinte forma:

- Encha a caixa com água e adicione 1 litro de hipoclorito de sódio para cada 1.000 litros de água;

- Deixe a mistura agindo de 4 a 6 horas; Não pode usar esta água.

- Depois esvazie completamente e volte a encher normalmente.

Orientação para desinfecção da água da piscina: Ver em DICAS GERAIS