Tem várias dicas de limpeza onde é utilizado o amoníaco. O amoníaco é um ótimo complemento na limpeza doméstica. O amoníaco não é poluente.

ATENÇÃO: o amoníaco é um produto corrosivo e muito irritante para as vias respiratórias, se inalado poderá causar irritação intensa, queimaduras, tontura e sufocação, é preciso muito cuidado no manuseio.

Manchas nas colas de camisas: Para limpar e desengordurar as golas das roupas, use uma solução de amoníaco, na proporção de 1 colher (sopa) de amoníaco para 1 copo de água.

Manchas de molho: Misture uma colher (chá) de detergente neutro num copo de água morna e molhe a mancha, depois coloque uma colher (chá) de amoníaco em meio copo de água e aplique sobre a mancha, passe uma esponja embebida em detergente neutro, enxágüe com água limpa para retirar o excesso e espere secar.

Manchas de sangue seco: Coloque em molho de água e sal de cozinha, por uma hora, em seguida lave normalmente. Se a mancha for antiga e não sair, coloque uma colher de chá de detergente neutro p/ 1 copo de água gelada e molhe a mancha, misture uma colher (chá) de amoníaco (ou ácido tartárico) em meio copo de água gelada e passe sobre a mancha, coloque água limpa no local com um pano dobrado ou uma esponja e absorva o máximo.

Manchas de fruta: Ponha sobre a mancha um pouco de sal antes que ela seque; depois estique a parte manchada sobre uma vasilha funda, e derrame água fervendo, acrescentar uma colher de amônia ou álcool etílico, atravessando o tecido. Poderá também usar leite azedo, suco de limão fresco, ou vinagre branco forte. Para manchas de frutas vermelhas, depois de bem lavadas deixar de molho em espuma de sabão fria, com água sanitária; se a mancha persistir, lave com solução de vinagre branco e álcool em partes iguais.

Manchas de gordura em tapetes ou carpetes: Esfregar uma solução de 3 partes de amoníaco com uma parte de água.

Manchas de molho em tapetes e carpetes: Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna e molhe a mancha, depois coloque uma colher (chá) de amoníaco em meio copo de água e aplique sobre a mancha, passe uma esponja embebida em detergente neutro, enxágüe com água limpa para retirar o excesso e espere secar.

Manchas de oxidação leve ou sujeira no aço inoxidável: Faça uma solução de água com um pouco de amônia e esfregue com um pano, depois enxágüe bem.

Mancha de chocolate: Se for tecido de algodão, tente água com um pouquinho de amoníaco e um pouquinho de vinagre ou de água oxigenada. Nos tecidos de lã, esfregue com um chumaço de algodão molhado em glicerina, com outro chumaço de algodão umedecido em água morna, retire a glicerina.

Para que suas roupas fiquem mais limpas do que nunca, adicione 50ml de amônia para 20L de água.

Para abolir o cheiro de tinta, coloque um balde com água contendo 1 colher (sopa) de amônia e deixe durante a noite, refrescará o ar do quarto que está sendo pintado.

Para manter seu lixo sem cachorros “vira-latas”: Se os cachorros viverem perturbando suas latas de lixo, salpique amônia nos sacos de lixo antes de coloca-las na lata. Para evitar moscas nas latas de lixo, lave-as diariamente e deixe secar ao sol. Depois salpique um pouco de sabão em pó dentro.

Para ter flores no inverno, quando as flores são escassas, corte galhos de arvores ou arbustos que produzam flores. Ponha os cabos no vaso com água morna e coloque dentro uma bola de algodão embebida em amônia. Ponha o vaso num saco plástico e enrole bem. Logo os gases da amônia forçarão o aparecimento de flores nos ramos.