Tenha sempre à mão uma caixa de apetrechos de limpeza, contendo escovinhas de dente usadas (elas são muitos úteis para limpar desenhos intrincados do seu mobiliário ou casa em geral), esponjas, panos, flanelas, luvas de borracha, borrifador, copos medidores, etc...

Procure usar vinagre, álcool etílico e bicarbonato de sódio para a limpeza de sua casa, não são poluentes, não estragam as suas mãos e limpam muito bem.

O vinagre e o bicarbonato de sódio são ótimos complementos na limpeza de louças, vidros e cristais, fornos, alumínios, talheres, inox, garrafas térmicas, geladeiras, etc... Eles desengorduram, tiram cheiro, removem manchas e trazem de volta o brilho dos materiais. Só não use vinagre no mármore.

O álcool etílico tem boa ação bactericida quando usado na concentração de 70%. O álcool etílico 70% tem evaporação mais lenta que o álcool etílico 96 °GL, o que possibilita maior tempo de contato com a área a ser desinfetada, razão de sua maior eficiência como bactericida.  O álcool etílico 70% tem ação bactericida e é usado para desinfetar as mãos e superfícies limpas. O álcool etílico tem boa ação bactericida quando usado na concentração ótima de 70%, entretanto, não se pode contar com esta ação germicida quando em concentrações abaixo de 60% ou acima de 90%.

O hipoclorito de sódio é o desinfetante mais amplamente utilizado é o componente ativo dos desinfetantes domésticos como a água sanitária. Apresenta ação rápida e baixo custo. É um alvejante usado no clareamento de roupas (água de lavadeira). É usado no tratamento de piscinas. Sendo agente anti-séptico, é usado na limpeza de casas, hospitais, etc. É uma importante arma doméstica contra os microrganismos. Em quantidades apropriadas é utilizado na desinfecção da água potável. Em pequenas quantidades pode ser adicionado à água para lavagem de vegetais.