Código de Ética

O Código de Ética e Conduta é um instrumento de concretização da visão e missão da empresa, que orienta suas ações e explicita sua postura social a todos com quem mantém relações. A formalização dos compromissos éticos da empresa é importante para que ela possa se comunicar de forma consistente com todos os seus parceiros.

Esse Código oferece orientações claras e não negociáveis em relação aos compromissos de conduta e ética, tem caráter obrigatório e pode sofrer atualizações ao longo do tempo. Os colaboradores que não cumprirem as regras previstas neste documento estarão sujeitos a ações disciplinares, entre as quais a possibilidade de rescisão do contrato de trabalho.

O Código de Ética e Conduta aqui descrito apresenta linhas gerais de conduta, mas não detalha as inúmeras situações que podem surgir no dia a dia. Em caso de dúvida envolvendo questões éticas, deve-se sempre obter informação junto ao superior hierárquico que, se necessário, deverá consultar o Comitê de Ética e Compliance, valendo o mesmo princípio para os parceiros, que devem buscar orientação junto ao responsável pela parceria com a empresa.

A QUIMIDROL apoia iniciativas, ações e projetos junto à comunidade vol¬tados ao bem-estar social, à cultura e ao esporte. Ao assumir o seu papel na formação do cidadão, desenvolve internamente programas que buscam oferecer uma oportunidade e capaci¬tar jovens para ingressar no mercado de trabalho através dos programas “Ganhando uma Profissão”, “Eu Sou Capaz” e “Primeiro Emprego”.

A QUIMIDROL respeita os costumes e culturas das comunidades em que está inserida e adota uma postura de envolvimento comunitário responsá¬vel. Os colaboradores são encorajados ao voluntariado e ao desenvolvimento de projetos e iniciativas que visam contribuir para uma sociedade mais justa e solidária. Com o apoio de todos os seus colaboradores, a QUIMIDROL reúne um conjunto de ações que têm a finalidade de contribuir na construção de um mundo melhor.

Os colaboradores devem sempre proporcionar um atendimento cordial e transparente nas lojas ou por meio remoto, buscando solucionar de forma efetiva as necessidades dos clientes. É imprescindível atuar de acordo com a legislação de defesa do consumidor e observar as regulamentações vigentes.

A QUIMIDROL jamais compactuará com práticas comerciais desleais, seja de concorrentes ou fornecedores. Os colaboradores não podem fazer uso de artifícios de qualquer tipo para iludir o cliente, nem utilizar de meios desones¬tos ou imorais.

O colaborador deve garantir a veracidade das informações cadastrais de clientes e será responsável pela confidencialidade destas informa¬ções, resguardando assim o cumprimento das regras e políticas operacionais e comerciais da QUIMIDROL.

A QUIMIDROL tem as suas relações profissionais pautadas pelo respeito e imparcialidade, não sendo admitida qualquer forma de discriminação no ambiente de trabalho. Todos os colaboradores devem receber tratamento isonômico e justo. Jamais serão admitidos bene¬fícios ou prejuízos realizados com parcialidade a qualquer colaborador.

Todos os recursos da QUIMIDROL devem ser protegidos e utilizados adequadamente pelos colaboradores. Não se admite a utilização de bens ou recursos da empresa em benefício próprio, a não ser que esteja devidamente autorizado (por escrito) pelo superior hierárquico.

Tudo que se refere a informações confidenciais ou sigilosas e que envolve assuntos estratégicos da QUIMIDROL, bem como seus dados econômico-financeiros, não podem ser utilizados ou divulgados pelos colaboradores.

As práticas da QUIMIDROL não permitem o preconceito ou discriminação de qualquer espécie, seja nos processos de seleção, avaliação, promoção ou demissão. As oportunidades são oferecidas a todos, sem distinção de qualquer natureza. Os cargos devem ser preenchidos por pessoas que atendam aos requisitos técnicos exigidos para a função.

A QUIMIDROL está comprometida em proporcionar um ambiente de trabalho sem qualquer forma de assédio sexual ou moral. Ações que caracterizam esse tipo de atitude podem resultar em responsa¬bilização cível e criminal dos envolvidos. Este tipo de conduta deve ser reportado imediatamente ao Canal de Ética.

A QUIMIDROL não pratica e não admite nenhuma forma de cor¬rupção, tampouco aceita a oferta de vantagens indevidas, seja em benefício do colaborador ou da empresa.

A área responsável pelo relacionamento da QUIMIDROL com as mídias é o Marketing. Os contatos com as mídias somente serão promovidos por colabora¬dores autorizados. Nenhum colaborador poderá divulgar qualquer informação sobre a empresa, clientes, fornecedores ou prestadores de serviços sem autorização da área de Marketing, a qual irá revisar e, caso necessário, intermediar o relacionamento entre os colabora-dores e a mídia em geral.

É dever do colaborador, em caso de identificação de veiculação na mídia de informações incorretas ou negativas acerca da QUIMIDROL ou de seus serviços, informar a área de Marketing ou ao seu superior imediato.

A QUIMIDROL preza pela integridade e honestidade no relaciona¬mento com os entes públicos. Ao representar e defender os interesses da empresa, os colaboradores devem sempre observar os princípios éticos presentes neste Código e também as normas e leis vigentes.

No relacionamento com órgãos públicos, em hipótese alguma deverá ser envolvido o nome da empresa em assuntos pessoais de qualquer natureza. É vedado aos colaboradores abordar ou discutir questões relacionadas à política partidária ou governamental em nome da QUIMIDROL.

Os colaboradores da QUIMIDROL, assim como seus fornecedores e prestadores de serviços, não poderão oferecer presentes, gratificações ou vanta¬gens a funcionários do setor público nem a terceiros a ele relacionados. Além disso, a QUIMIDROL não permite quaisquer paga¬mentos impróprios a fim de obter preferên¬cia ou agilidade em ações administrativas.

A QUIMIDROL reconhece o papel representativo dos sindicatos e entidades de classe legalmente constituídos e estará sempre aberta ao diálogo em qualquer situação que envolva a empresa, bus¬cando sempre um equilíbrio entre as partes.

É proibido o uso de informações confidenciais ou privilegiadas da QUIMIDROL em proveito próprio ou em benefício de terceiros. Qualquer integrante da empresa que dispuser de informações relevantes sobre esta, não divulgadas ao público, não está autorizado a divulgar tais informações. Toda e qualquer propriedade intelectual desenvolvida pelos cola¬boradores da empresa e decorrente da natureza do contrato de trabalho será de propriedade exclusiva da QUIMIDROL.

O sigilo das informações privilegiadas e sobre a propriedade intelec¬tual deverá ser mantido, mesmo ao final do contrato de trabalho.

Não é autorizada a divulgação dos registros pessoais, salvo se autorizado ou exigido por lei, regulamento ou decisão judicial. A interceptação de e-mails e conversas telefônicas reali¬zadas por colaboradores em relação a outros colaboradores ou dirigentes da empresa configura uma grave violação ética, passível de ser aciona¬da criminalmente.

Todas as transações comerciais e financeiras da QUIMIDROL devem estar integralmente e corretamente refletidas nos livros contábeis e fiscais da empresa, de forma fidedigna e transparente. Tais registros devem ser suportados pela documentação competente, livres de qualquer tipo de fraude e de acordo com a legis-lação pertinente, princípios contábeis e preceitos éticos previstos neste Código.

Todas as operações de fornecimento de mercadorias e prestações de serviços regu-lares à QUIMIDROL (dentre outras transações) deverão ser documentadas por meio de contratos ou equivalentes que devem ser escritos de forma precisa e objetiva, não permi¬tindo duplas interpretações. O departamento Jurídico deve analisar e autorizar todos os con¬tratos emitidos, resguardando os direitos e deveres previstos no documento.

A QUIMIDROL quer ouvir e conhecer os questionamentos e possíveis violações relacionados a este Código para que possa orientar e corrigir desvios. Para isso, todos os colaboradores devem buscar esclarecer suas dúvidas internamente e informar a empresa sobre atos praticados em desacordo com este Código.

O superior hierárquico é a pessoa mais indicada para fornecer apoio e informações adicionais e, por isso, deve ser procurado em primeiro momento.

A Diretoria da QUIMIDROL ficará responsável pela aplicação deste Código de Ética e Conduta, determinando ações quanto à sua divul¬gação e cumprimento, de modo a assegurar sua eficácia e efetivida¬de. Para tanto, nomeou um Comitê de Ética e Compliance composto por, no mínimo, três membros, que terá como responsabilidade:

• Zelar pela constante atualização e adequação deste Código de Ética e Conduta.

• Orientar, fiscalizar seu cumprimento e dar execução a este Código.

• Esclarecer dúvidas e analisar as denúncias e fatos relativos ao Código.

A QUIMIDROL defende a prática da concorrência leal, buscando sempre um posicionamento positivo em relação à concorrência, ressaltando seus diferenciais competitivos e sempre em conso¬nância com seus valores e estratégia comercial. A empresa respei¬ta seus concorrentes e não aceita qualquer tipo de manifestação indevida por parte dos seus colaboradores que venha prejudicar a imagem dos concorrentes frente ao mercado. A QUIMIDROL não tolera práticas que infrinjam as leis antitrustes e de concorrência, preservando suas relações de forma justa e conforme a legislação pertinente.

Todos os colaboradores da empresa devem respeitar o que estabe¬lece este Código de Ética e Conduta durante o desempenho de suas funções, respondendo por seus atos e apresentando uma postura íntegra e compatível com os valores e princípios éticos da QUIMIDROL. Qualquer colaborador que pratique algum ato contrário ao disposto neste Código ou que retenha informações durante uma eventual investigação, está passível de medidas disciplinares cabíveis.